quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

18 X 33

Quando engravidei da Luiza tinha 18 anos, estava na faculdade levava uma vida agitada, morava em uma cidade, estudava em outra, era uma viagem todo dia e tudo se passou de maneira tão natural que digo que não lembro direito da minha primeira gestação, não tive nenhum enjôo, não tive barriga até 6 meses, não usei roupa de gestante, não passei cremes, mal tomei vitaminas, fiz curso de preparação para o parto natural, mas não entrei em trabalho de parto porque em um exame semanal Luiza dava sinais que podia entrar em sofrimento, marinheira de primeira viagem, entrei na faca e como do dia para noite já estava com minha pituquinha nos braços...

Hoje aos 33, sonhei engravidar, planejei, tentei, consegui!! Tenho passado por momentos difíceis, situações de risco, me sinto enjoada, cansada e tenho medo... Isso é tudo muito confuso, sinto um turbilhão de sentimentos, os hormônios estão a toda!!

Tenho a impressão que estou deixando os dias passarem para que eu possa curtir uma gravidez "normal", mas as vezes penso se esse não é o "normal" dessa minha gravidez, cada gestação é uma, e pode ser que tudo seja desse jeito até o fim, será??

Bom, espero mesmo que eu consiga superar o medo e que tudo siga na paz!! Mais um par de semanas e se tudo der certo, e vai dar, chega de repouso, de volta a vida normal e vamos para a rua, vamos bater pernas e vamos começar a preparar tudo para a chegada desse baby...

E tudo o que passou vai ser apenas uma lembrança, de como lutamos e desejamos que essa criança viesse ao mundo e fizesse parte da nossa família!!
    

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

3ª Consulta - 8 semanas e 5 dias

Mais uma vez lá fomos nós, maridão e eu para a consulta do pré-natal.

Essa semana era chave, Dr. Marcelo considera as 8 semanas e meia como um marco no desenvolvimento da gestação.

Queria ir logo para a "sessão de cinema", mas antes toda a conversa, sobre como foram essas 2 semanas, falei sobre os sangramentos que agora são esporádicos mas ainda não pararam, e acaba que eu só penso nisso então não tenho muitas outras dúvidas pra esclarecer ainda...

Então, vamos logo saber se tudo está bem, antes de pensar nos próximos passos:

Começamos o exame e logo já estava na tela aquela imagem linda do coração batendo, emoção total, ouvimos aquela música linda e os batimentos estão ótimos, a gordinha, ou gordinho, já tem um formatinho mais humano, já vimos os bracinhos e as perninhas, a cabeça e o cérebro em formação.

O ponto alto do exame ficou por conta do 4D dinâmico, conseguimos ver os pequenos bracinhos mexendo pra cima e pra baixo, é incrível ver uma sementinha tão pequena mexendo tanto... Emoção total!!!

Queria que Luiza estivesse lá, brinquei que se for menina mesmo já está treinando palmateio.


Útero: 97 x 58 x 71 mm
Saco Gestacional: 35 x 48 x 24 mm
Embrião: 2,2 cm cabeça-nádegas
Batimentos Cardíacos: 185 bpm
 
A idade gestacional está ótima, no exame passado estava 1 dia abaixo do calculado e dessa vez estava 1 dia acima, ou seja o bebê está crescendo com tudo!!
 
O hematoma continua por lá e por isso os sangramentos continuam, mas dessa vez a explicação foi inusitada, Dr. Marcelo disse que eu tive um "Descolamento do Bem"(???), pois é... fiquei pensando, esse cara tá maluco, como ele pode dizer que todo esse problema pode ser "do bem"... Mas ele explicou, disse que o descolamento está localizado bem na parte inferior do útero, ou seja se ele estivesse coladinho ali a gravidez não seria tranquila, pois o bebê não estaria em uma boa posição, e que o descolamento fez com que o bebê fosse para um local mais seguro dentro do útero, e foi bom ver a formação da placenta bem centralizada!

Lembrei, tá o marido lembrou, de perguntar sobre o tombo, se tinha a ver com  o hematoma e ele disse que provavelmente não, que o tipo de hematoma que eu tenho é algo mais funcional mesmo, como ele explicou, algo para fazer com que o bebê não colasse no fundo do útero.
Então tudo está ótimo, o risco caiu para 2% que é o risco normal para a idade gestacional.

Só noticias boas!!! Mas... sempre tem um mas... continuo de repouso relativo, tudo bem, agora sabendo que tudo está OK é mais fácil!!

Na próxima consulta faremos o morfológico do 1º trimestre e Dr. Marcelo explicou sobre o rastreamento que é feito para a identificação da possibilidade de Síndrome de Down e falou sobre um exame de sangue que podemos fazer para que esse rastreamento seja completo, é um exame de sangue normal, mas é caro, ainda não sei quanto. Ele explicou que se eu não quiser fazer não tem problema que o ultrassom já nos trará boas resposta e que fica a meu critério, que ele me dá a possibilidade mas que a decisão é minha. Ainda não paramos pra pensar a respeito!

Ah... paguei minha língua, tinha lido em vários lugares que os médicos particulares não costumam dar Cartão de Gestante, e já recebi o meu que é impresso e será trocado a cada consulta... Comentei isso com Dr. Marcelo e ele me disse o que costuma acontecer... Disse que muitos médicos particulares não costumam dar esse cartão, como uma forma de "prender" a paciente que não tem como passar a um novo médico os detalhes do seu pré-natal.

Agora já posso sair por ai falando pra todo mundo da gravidez e curtir a vida como uma grávida normal!!

A família está MUUUUUUITO feliz!!!

****

Tanta emoção por aqui que já ia esquecendo de contar que ganhei um sorteio no blog da Chris, Inventando com a Mamãe, foi um Kit da Triunfo, não vejo a hora de receber, ai faço um post contando!

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

De Cortar o Coração....

Quando seu filho chora e pede por você, o que você faz? Sai correndo não é? Pois é, nem sempre.... nem sempre é possível.

Acho que todo mundo por aqui sabe que Luiza está treinando na Seleção Brasileira, senão leia aqui, foi uma conquista muito grande, uma realização de um sonho, uma batalha vencida.

Mas ninguém falou que ia ser fácil, e não está sendo...

O treino é duro, a dor é grande e a saudade consome, o físico reclama e o psicológico desaba....

E isso está acontecendo com a minha pequena.

Hoje atendo o telefone e é ela...

- "Oi mãe, tudo bem por ai?"

- "Tudo bem filha, e por ai?"

- "Por aqui tudo bem.... buáááááááááááááá, quero que você venha pra cá, você vem pra cá??"

E aos prantos ela pedia que eu fosse pra lá que lhe desse colo, que lhe desse carinho.

Não está acontecendo nada, ela não brigou com ninguém, ela está indo bem nos treinos, está fazendo amizade, não quer desistir, mas está sentindo falta de colo, está vendo outras mães que podem $$$, aparecerem por lá mimarem suas crias e sente falta de ser mimada também, mimada por mim!!  Perguntei: "Mas ninguém tem lhe dado carinho???" e a reposta: "Tem, mas não é a mesma coisa né mãe!!"

E eu estou aqui, aos pedaços, juntando os cacos, pensando no que posso tentar fazer... Ainda não sei, as idéias não clareiam, ela chora de lá e eu choro de cá...

E enquanto penso fico olhando essa foto, delas se divertindo, de um sorriso maroto da minha pequena e sinto que ela está feliz, sofrendo, mas feliz!



Essa não é a primeira vez que ela fica longe de casa, desde pequena ela viajava sozinha para a casa da avó no exterior, e passava o mês inteiro, sempre foi para casa das amigas, viajou com as amigas, ela sempre foi do tipo aventureira e independente e sempre se orgulhou disso... 
 
Não imagiva que ela fosse sofrer assim, e isso me espanta, isso me pegou desprevenida, estou sem chão!

O jeito é respirar fundo e tentar contornar tudo da melhor maneira... 
 
Tudo vai dar certo, no fim, sempre dá!!
 

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

8 semanas e meia...

Mais uma semana se passou...

Estou me sentindo mais confiante e com menos medo de que algo de errado aconteça, faz mais de uma semana que não tenho sangramento, apesar de ainda volta e meia aparecerem coisas que se parecem com pequenos mucos amarronzados, continuo de repouso moderado e usando o ultrogestan.

Tenho sentido os sintomas da gravidez ficarem mais fortes e tenho visto a barriga crescer e ficar mais dura a cada dia.



As dores de cabeça melhoraram, acho que elas estão ligadas ao ar-condicionado do carro, semana passada tive na viagem pro Rio, e essa semana fui pra Santos e tive novamente, pode ser também que tenha a ver com a viagem em si.

Os enjôos estão cada vez piores, mas estou conseguindo controlá-los com uma comidinha, minha amiga do peito é a uva passa, como umas e passa!! Dããã...

Tenho sentido muita dor de barriga... Cheguei a ter dor de querer subir pela parede... Estou tentando me policiar para comer mais vezes a "deliciosa" receita de ameixa e linhaça! Esse ainda é um ponto que me assusta já que meus sangramentos aconteciam justo quando eu ia ao banheiro.

Meu peso tem variado quase um quilo da manhã para a noite, acho que devo ter engordado uns 500 gramas, mas não tenho certeza por causa de toda essa variação somada as minhas idas irregulares ao banheiro.

Falando em banheiro o número de xixis diário aumentou bastante, e tenho acordado pelo menos 1 vez durante a noite.
 
Meu sono está maluquinho, tenho dormido tarde todas as noites, chega a hora de dormir não tenho sono, agora na hora de acordar... ai é que o sono dá as caras!! E mesmo acordando cedo chega a noite não consigo dormir!

Esse fim de semana fui madrinha no casamento da minha prima, tive medo de passar mal, mas correu tudo bem, apesar do forte calor aguentei firme e forte.

Na festa fiquei morrendo de vontade de me jogar na pista, mas me comportei super bem no meu repouso, sentadinha balançando só os dedinhos!! Ah... e bebendo apenas água!!

Essa semana tenho consulta, e não vejo a hora do Dr. Marcelo dizer que tudo está bem para que eu realmente possa voltar a levar uma vida normal e acreditar naquela máxima de que Gravidez não é Doença!!

sábado, 15 de janeiro de 2011

Começo de uma nova vida....

Hoje é um dia muito especial...
 
Dia de transformação, dia de passagem, dia de receber as bençãos de Deus para começar uma nova vida, uma nova família!

 
Somos três primas Fabiana, a mais velha, Eu, a do meio, e Bianca a caçula, tivemos uma infância muito unida, crescemos como irmãs, dividimos momentos bons e ruins, crescemos e cada uma seguiu seu caminho.

Mas o sentimento que nos uniu sempre habitará nossos corações!


Não faz nem um ano, no meu casamento Bianca ganhou o meu bouquet...
 
Hoje ela se casa, é um momento de muita emoção, daqui poucas horas estaremos entrando na igreja para abençoar sua união.

Bianca e Eduardo desejo a você toda a felicidade do mundo, muita paciência para se adaptarem a nova vida e muito amor pra tudo valer a pena... SEMPRE


quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Já estamos com 7 semanas e meia....

ou será que o certo seria dizer ainda estamos com 7 semanas e meia? Não sei dizer, só sei que pra mim parece que já se passou uma eternidade...

Todo o susto da 5ª semana ainda assombra um pouco, mas já é coisa do passado... ou deveria ser, as vezes bate um medinho...

Essa semana comecei a sentir que o buxinho está crescendo e ficando mais pontudinho, com mais cara de barriga de grávida.


Ainda não ganhei peso, ou pelo menos é o que diz a balança, eu tenho a impressão de que engordei, acho que o peso está se redistribuindo. Cara redonda, grandes peitos e barriga saltadinha.
 
Tenho ficado enjoada, e só comendo alguma coisa pra melhorar. Comecei também a ter dores de cabeça, que também acho que melhoram com comida, mas duas vezes a comida não resolveu e tive que tomar remédio.

A concentração também não está das melhores, as vezes perco o foco, as vezes perco mesmo é a paciência...
O cansaço continua pegando, qualquer coisa que eu invente de fazer me deixa acabada, sinto muita falta de ar e fico com a respiração forçada.

Tive sono alguns dias, mas só dormi a tarde um dia quando estava de repouso absoluto, no geral tenho mantido meus horários.
 
Eu ainda não tive nenhum desejo, mas o marido já teve dois por falta de um!! Peixe e hamburger.

Comprei minha primeira roupa de gestante, uma bermuda linda com barra elástica na barriga, ficou ótima adorei!! Queria várias, mas é incrível como roupa de gestante é cara! E já que as roupas antigas ainda servem vou esperar um pouco mais pra comprar outras de grávida.


Esse fim de semana terei meu primeiro evento social desde a gravidez e semana que vem teremos mais uma consulta e espero ver que está tudo certinho e conseguir acalmar de vez meu coração!!!

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

O Rio de Janeiro continua lindo....

Chegou o dia de Luiza se apresentar para começar os treinos na Seleção!
 
Família inteira de malas pronta pra viagem, não dava pra ser diferente!
 
Ser atleta no nosso país não é fácil, é preciso muita vontade e uma boa dose de ajuda da família...
 
A CBDA oferece as atletas a passagem de ônibus para ir ao Rio, mas me fala que mãe vai colocar sua filha sozinha dentro de um ônibus para uma viagem de 6 horas por uma estrada perigosa como a Dutra?
 
Pois é nenhuma mãe fez isso, as mais velhas que já tem experiência foram sozinhas de avião, as mais novas foram com seus pais, e toda a viagem saindo do próprio bolso!
 
Mas é isso, chega de chororô, o importante é que pudemos bancar e o importante mesmo é que nossas meninas estão lá FELIZES e realizando um sonho!!
 
Boa Sorte minha pequena atleta! Muita força, muita garra e aproveite essa grande oportunidade, dê seu melhor e DI-VIR-TA-SE, porque o que importa é ser feliz, sei que não vai ser fácil, sei que vai ser MUITO cansativo, mas lembre-se sempre você está realizando seu sonho e por isso toda dor vale a pena!!
 
Claro que tudo tem um lado bom, não é? E ter que levar a filhota ao Rio tinha que ter um lado muuuuito bom...
 
 
Conseguimos pegar um dia lindo de sol e aproveitar muito um domingão na praia, claro sem esquecer que eu estou de repouso relativo, mas Dr. Marcelo disse que eu poderia fazer meu repouso em uma cadeira de praia! Melhor dia de repouso impossível!!
 
Dei um, apenas um rápido mergulho no mar, só pra dar aquela limpada na alma, mas valeu, com certeza valeu!!
 
Segunda-feira levamos Luiza ao hotel onde ela vai ficar com a seleção até o fim do mês e voltamos pra casa com o coração apertadinho....
 

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Menina ou Menino????


A pergunta da vez é... será que é menina ou menino???
 
Eu não tenho a menor idéia, sei que tem mãe que sabe, mas eu não sei, e quando estava esperando a Luiza também não tinha a menor idéia, tanto que a primeira coisa que comprei pra ela foi uma cueca do cebolinha!

Dessa vez estou na mesma, já pedi pro bebê me dar umas dicas, mas até agora nada...

Aqui em casa queremos uma menina, Luiza quer uma irmazinha de qualquer forma, e o Carlos sempre quis uma menina, eu acho que seria mais fácil continuar com as bonecas do que começar com os carrinhos agora.
 
Minha mãe tem certeza que é menino, já disse que a gente pode querer menina mas É menino, não dá nem pra discutir com ela, ela falou está falado.

Minha sogra também acha que é menino, mas depois de três filhos acho que ela merecia uma netinha, não?

Meu pai diz que é menina, mas acho que ele é um pouco influenciado pela minha vontade.

Acho que todo o resto da família que opinou também acha que é menina!

No Ano Novo, fizeram comigo a brincadeira do Garfo e da Colher, e....... eu sentei na colher!! O que dizem, significa que será menina.

Não reparem na cara de acabada... estava de repouso!


Não sei se vocês já ouviram falar de uma tal tabelinha chinesa que dizem ter 99% de acertos, testei com toda a família, com a maioria deu certo, mas no caso da Luiza a tabela dizia que deveria ser menino, então quem sabe a tabela não funcione comigo, porque agora ela está dizendo novamente que será menino!! Será????

Eu sei que na verdade não importa o que seja, vamos amar de qualquer forma e o importante é que venha com saúde e tudo mais, mas que a curiosidade mata, mata!!!
 

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

2ª Consulta - 6 semanas e 2 dias

Minha segunda consulta estava agendada para o fim da semana, mas diante do susto do sangramento acabamos adiantando-a para saber logo o que estava acontecendo.

Como estava de repouso, maridão veio me buscar e lá fomos nós!
 
Levei o resultado dos exames e tudo está ok, Dr. Marcelo comentou apenas do colesterol que podemos tentar melhorar, não que esteja ruim, e da Toxoplasmose, que não tive então tenho que ter alguns cuidados, e ele contou uma coisa que nunca tinha ouvido, uma forma de contágio é beijando criança suja...

Estranho né? Eu também achei, mas ele explicou que a toxoplasmose só se pega através da boca, se ingerirmos as fezes de gatos contaminados, e que beijando um pimpolho sujo de terra podemos ingerir essa terra que pode estar contaminada.

Mandou também não comer saladas cruas em locais desconhecidos, tomar cuidado com morangos e lavar bem o que for comer em casa!

Na minha primeira gravidez tinha gato em casa e tudo correu bem!

Também não tenho que me preocupar com a temida Rubéola, que nunca cheguei a desenvolver a doença mas tenho imunidade, assim como a Catapora!

Meu sangue é O + então nenhuma preocupação a vista!!
 
Como o foco da consulta na minha cabeça era ver o bebê, acabou que não tinha muito o que perguntar, estava mesmo era querendo começar logo o exame...

Fomos pra salinha, marido sentado do meu lado, segurando forte minha mão, e assim que Dr. Marcelo ligou o aparelho abriu um sorriso, e disse, "Olha só que coisa boa, tem até um coração batendo alí" (Tenho a impressão que ele só ligou a imagem da TV depois que viu no monitor dele, mas pode ser nóia minha!!)

Foi um alívio, foi como se um peso enorme fosse arrancado das minhas costas...

Foi a imagem mais linda, aquele movimento de coração batendo na tela, e logo ele pediu para eu prender a respiração e ligou o som, e a música mais linda invadiu nossos ouvidos...
 
hou...hou...hou...hou...

Chorei, acho que choraria de qualquer maneira, mas depois de todo o susto, do medo de que algo estivesse errado, ver minha sementinha forte e saúdavel alí dentro foi demais pra mim!!! Eu e maridão apertamos mais forte nossas mãos...

Queria que aquele momento não tivesse fim, mas continuamos o exame!


Útero: 86 x 45 x 56 mm
Saco Gestacional: 19 x 16 x 18 mm
Embrião: 4,4 mm cabeça-nádegas
Batimentos Cardíacos: 120 bpm
Vesícula vitelínea: 4,7 x 4,2 mm

A idade gestacional estimada pelo tamanho do embrião foi de 6 semanas e 1 dia contra 6 semanas e 2 dias da calculada pela DUM, ou seja perfeito!!

Foi feito também o estudo do fluxo de sangue das artérias do útero e tudo está certinho, nesse momento deu pra ver o sangue pulsando no coração do baby, quanta emoção!! E mais uma vez ouvimos aquela linda música que não sai da minha cabeça.
  
Foi localizado também o hematoma, que é bem pequeno e está em uma localização que não atrapalha o desenvolvimento do bebê e que a medida que o bebê for crescendo esse hematoma vai desaparecendo!

Com isso pude sair do repouso absoluto e passar para o repouso relativo, ou seja, não posso pegar peso ou fazer atividade física, mas posso sair de casa e passear sem grandes esforços. Vou continuar com o ultrogestan até a próxima consulta e começar a diminuir a dose de buscopan até parar em 5 dias.

Sei que com toda a ansiedade de ver logo o bebê acabei esquecendo de comentar que no Natal tomei um tombo e cai de bumbum no chão, acho que tem grande chance desse evento ter sido o causador do hematoma, mas esqueci de perguntar.

Agora é SÓ espera 2 semanas e meia e dia 20 teremos nossa próxima consulta!

Um Susto, Repouso e Feliz 2011!!!

Dia 28 de dezembro, família inteira feliz depois do natal, fim da correria, preparação para o Ano novo até que o mundo parou...

De uma hora pra outra apareceu um pequeno sangramento escuro... desespero total, liga pro médico, que está viajando, e começa o tratamento, ultrogestam, buscopan e repouso...

O mundo caiu, o chão desapareceu, da noite pro dia todos os sonhos estavam por um fio, tudo de tão lindo que estava acontecendo tinha ficado atrás de uma sombra, uma sombra de dor, de dúvida e de medo.

Acho que essa é uma sensação que só quem passou por isso entende, não dá pra explicar a tristeza que se abatia sobre mim.

Medo... medo... medo...

Mas passado o susto, era preciso ter fé, era preciso ter confiança de que tudo daria certo, até que dia 30, ainda com sangramento, Dr Marcelo pediu que eu fizesse um Bhcg, disse que mandaria a guia para que eu fizesse no dia seguinte, mas quem disse que eu ia aguentar até o dia seguinte? Desliguei o telefone, falei com o Marido, que me apoiou e lá fui eu fazer o exame particular mesmo.

O resultado demoraria algumas horas, foram as horas mais longas da minha vida, dormi, acordei, dormi novamente chegava 17h mas não chegava 16h...

Na hora que eu abri a página do laboratório e vi que o resultado do exame estava lá, acho que meu coração deve ter batido a mais de 200, foi um segundo até abrir o resultado, mas acho que fechei os olhos e não sabia se seria capaz de abrir...

Mas lá estava, Bhcg = 11.960... Ufa, o resultado parecia ótimo, acima do que Dr. Marcelo esperava, já dava pra respirar, e quando ele disse que era excelente e que a esperança positiva estava renovada, parecia mesmo que tudo estava entrando no eixo.

Mas para um ser tão São Tomé quanto eu as coisas só estariam bem mesmo quando eu visse lá dentro de mim que tudo estava bem mesmo!

E assim ficou a vida, meio parada, na espera dessa resposta.

Veio a ceia, os fogos, as 7 ondas, a lentilha, mas o Feliz 2011, ainda teria que esperar mais um dias.

E esse dia chegou!!!

Hoje eu ouvi o som mais lindo do mundo, um coração forte de um serzinho de 4,4mm que habita essa mãe mais feliz do mundo!

Hoje os Fogos de Artifício estouraram dentro de mim!


Hoje me sinto capaz de dizer...

Feliz 2011!!!

Que esse ano traga pra todos nós a realização dos nossos desejos mais profundos, e que cada um tenha força, saúde e coragem pra correr atrás de seus sonhos... Que 2011 seja "O" ano!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...